quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Interatividade


Novo velho tema que me faz quebrar a cabeça, afinal, o que é interatividade? Nunca procurei o seu significado, me parece que é algo intríseco ao ser humano, está tão dentro de nós que não nos questionamos sobre o que é. Acredito que a interatividade seja o ato de pergunta e resposta silultânea, ou ainda reciprocidade à estímulos. Mas será que a interatividade está mais ligada à algo imediato ou a algo recíproco (imediato ou não) será que interatividade está ligada mais à automação do que ao ato humano? Na realidade é possível ver a interatividade como a união desses quatro aspectos ou até mesmo nesses quatro aspectos isolados.

Bem, usa-se muito hoje em dia interatividae como sinônimo de automação, e usa-se muito a automação como ferramenta que proporciona conforto, conforto exagerado a ponto de cada vez mais transformar relações e sentimentos humanos em banais comandos. Nós nos esquecemos da essência das nossas atividades, da importância delas para o nosso estar e sentir. Voto pela interatividade, mas uma interatividade que nos lembre de como somos realmente e do que precisamos e não uma interatividade que só faz desaparecer nossas atividades como ser humano e substituí-las por máquinas. Por exemplo, pra que almejar algo que limpe a casa sozinho? limpar a casa por mais que seja chato e cansativo, é importante pra que percebamos que fomos nós sujamos.

Não voto por uma interatividade que acelere ainda mais o mundo, voto pela interatividade que nos faz andar devagar, devagar porém como observadores, devagar para que possamaos perceber como somos, de que adianta interagir cada vez mais com o mundo acelerado se nos esquecemos de interagir com nós mesmos, de que adianta responder o mundo e o mundo nos responder se nós mesmos não nos respondemos. Voto por uma interatividade que aflore nossos sentidos, mas não superficialmente, como luzes que piscam, imagens que rodam, barulhos e pequenas sensações táteis, mas uma interatividade que noz faz conhecer a nós mesmos e aos outros, que aproxima os seres humanos.

Nenhum comentário: